Cães
Gatos
Aves
Outros

 

Google
 
Novas raças de gato (4)
 
Siamês remodelado
Owyhee Bob Cat

Owyhee Bob Cat

Quem não conhece o chamado Siamês extra-oficial ou Siamês bolinha, aquele de corpo relativamente roliço, tão comum nos lares mundo afora? O gato da foto compartilha com ele olhos azuis, pelagem ponteada (aquela em que as extremidades do corpo são mais escuras) e certa robustez física. Seu diferencial? A cauda frequentemente curta ou ausente, peculiaridade que fez dele uma nova raça: o Owyhee Bob Cat. O batismo homenageia o Estado de seu desenvolvimento: o Oregon, onde há não só o deserto de Owyhee como também um rio de mesmo nome. Quanto ao termo bob, é usado na criação de animais para designar cauda curta ou ausência dela.
A versão de cauda reduzida do Siamês já circulava nos Estados Unidos muitas décadas antes de ingressar na criação organizada. Teve formação natural. Seus integrantes surgiram, tudo indica, da mistura entre gatos sem raça definida de cauda curta e Siameses de tipo encorpado. Ambos viviam livremente em propriedades rurais. Em inevitáveis encontros, acabavam povoando o reino dos gatos com seus filhotes. Assim conta a responsável por dar início à criação selecionada do Owyhee, a norte-americana Sandy Marchek, dona de um rancho no Oregon. A ideia de transformá-lo em raça oficial começou a surgir nos anos 80, quando a filha de Sandy ganhou um exemplar com visual de Siamês e cauda curta. "Fiquei encantada por ele reunir características de duas raças felinas que eu criava", lembra Sandy, criadora de Manx, famoso pela cauda curta ou ausente, e de Siamês bolinha.
Na década seguinte, em 1994, o gato que encantara Sandy estava idoso. Talvez por isso ela tenha resolvido colocar em prática o antigo plano de desenvolvimento da raça. Primeiro passo: anunciar nos jornais da região a busca por espécimes similares. Funcionou. "Ganhei um machinho e o acasalei com duas fêmeas, uma Manx e outra Siamesa." Em 1995, nasciam os primeiros filhotes portadores das características desejadas: marcação ponteada, olhos azuis, cauda curta. Dali em diante, muitos outros.
Em abril de 2000, foram reconhecidos como raça por uma antiga entidade norte-americana do segmento, a American Cat Association. Alguns anos mais tarde, em 2007, foi a vez da Rare and Exotic Feline Registry. "Conseguir o reconhecimento de organizações maiores, como a The International Cat Association e a Cat Fanciers' Association, é o nosso próximo objetivo", relata Sandy.
Hoje, o Owyhee conta com 20 criadores e tem população estimada em torno de 500 exemplares. "A raça já faz sucesso: por causa do Siamês, as pessoas, de certa forma, já a conhecem", comenta. "É comum me procurarem querendo aquele gato que um dia tiveram em casa, mas, agora, com o diferencial da cauda curta."

Atrativos
Olhos azuis e pelagem ponteada compõem uma combinação de sucesso na gatofilia. Desde o início do hobby, raças que a apresentam conquistam popularidade expressiva. No caso do Owyhee, há ainda duas variedades de pelagem: curta e semilonga. Quanto à ausência total ou parcial da cauda, é seu charme particular. Mas requer cuidados. Há exemplares com os mais variados tamanhos de cauda. Os de cauda longa como de gatos convencionais não são desejados pelo padrão oficial, mas têm papel importante nos acasalamentos. "Como ocorre com o Manx, caso dois espécimes de cauda muito curta seja acasalados entre si, há risco de nascerem filhotes mortos ou sem parte da coluna, acarretando males neurológicos", explica. "Por isso, o ideal é misturar um de cauda curta com outro de cauda mais longa."
O temperamento desse gato é atrativo à parte. Companheiro, passa o dia em função dos donos. "Segue a gente pela casa toda", diz Sandy. Provável herança da recente época em que vivia por conta própria em áreas rurais, o Owyhee manifesta apurado instinto de caça e especial desenvoltura diante de animais domésticos de grande porte. "Circula entre cavalos com total destemor", observa. Também é excelente saltador e escalador. "Volta e meia, meus exemplares descansam em cima das árvores." Por um lado ativo e brincalhão, por outro discreto. "Esse gato não mia à toa; nem mesmo no cio, as fêmeas ficam escandalosas."

 

PARA SABER MAIS
Sites - Cashmere: www.cashmere-com-munity.com Napoleon: www.napoleoncat.com Owyhee Bob Cat: http://owyheebob.com/ cats/

Coordenação geral: Flávia Soares. Texto: Rachel Rothier e Flávia Soares. Reportagem: Rachel Rothier. Coordenação de imagem: Angela Finocchiaro Revisão técnica (intermediada por Fabio Bense): Dorit Kersting (Cashmere), Joseph Smith (Napoleon), Sandy Marchek (Owyhee), Terri Harris (Napoleon).

 


em@il: PETBRAZIL

Copyright © 1996-2011 PetBrazil. Todos direitos reservados. All rights reserved.
Cães & Cia seu site de estimação